TAMIYA

RENAULT 5 TURBO RALLY 1:24

40,00 EUR
RENAULT 5 TURBO RALLY 1:24
TAMIYA

RENAULT 5 TURBO RALLY 1:24

40,00 EUR

Em 1975, a Renault fez um anúncio para entrar no Campeonato Mundial de Rally com uma nova máquina baseada em seu Renault 5. A máquina era um motor turbo de 4 cilindros OHV 1397cc de 4 cilindros, montado no meio para otimizar a distribuição de peso. Suspensão de fúrcula dupla contou com molas de barra de torção dianteiras e configuração de molas de bobina traseira para permitir desempenho off-road soberba. Em outubro de 1979, a máquina fez sua estreia na corrida no Giro d Italia e no ano seguinte viu a estreia do WRC no Tour de Corse. Na ronda de abertura da temporada do WRC de 1981, o Rally de Monte Carlo viu a Renault demonstrar o seu grande potencial para reivindicar o primeiro vencedor.

Sobre o Renault 5 Turbo

O carro R5 Turbo Rally com tração traseira dirigido por J. Ragnotti no Campeonato Mundial de Ralis de 1981 foi bastante modificado em relação ao veículo de produção. O motor de válvulas suspensas de quatro cilindros apresentava um sistema de turbocompressor único Gallet T3 e um sistema de injeção de combustível Bosch K Jetronic, produzindo uma impressionante potência de 250cv. A transmissão de 5 marchas e o motor foram montados centralmente para excelente distribuição de peso e manuseio, não importando a superfície. O Renault 5 Turbo se destacou nas condições geladas durante o Rally de Monte Carlo em 1981, tendo uma vitória inesperada à frente de seus rivais de tração 4x4, como o Audi Quattro de 1981.

24027