Beemax

Brabham BMW BT52 Parmalat 1:20

38,00 EUR
Brabham BMW BT52 Parmalat 1:20
Beemax

Brabham BMW BT52 Parmalat 1:20

38,00 EUR

O Brabham BT52 foi um carro de Fórmula 1 projetado para a equipa de Brabham pelo designer de longa data do Brabham, Gordon Murray, para a temporada F1 de 1983. O carro correu com pneus Michelin. Seus pilotos foram Campeão do Mundo 1981 Nelson Piquet e Riccardo Patrese.Depois que os carros de efeito de solo foram banidos no final da temporada anterior, a FIA exigiu que todos os carros de F1 fossem projetados com partes inferiores planas por razões de segurança. Os sidepods anteriormente cruciais agora geravam elevação em vez de sucção e, portanto, o BT52 apresentava curvaturas angulares curtas para manter o elevador no mínimo. O carro apresentava um perfil distintivo em forma de dardo e uma asa traseira sobredimensionada, em um esforço para recuperar a maior força possível. O monocoque foi construído a partir de fibra de carbono e fibra de carbono para manter o peso tão baixo quanto possível. O carro foi alimentado pelo poderoso motor turbocompressor BMW M12 / 13 que, em 1983, produziu cerca de 850 bhp (630 kW) na guarnição de qualificação, detuned para cerca de 600 bhp (450 kW) para as corridas propriamente ditas. A temporada de 1983 viu as paradas de reabastecimento reintroduzidas na F1 após experimentos bem sucedidos em 1982. O BT52 'O carro foi fácil de dirigir e Piquet usou isso para bom efeito na estação. Lutando com Alain Prost na Renault e René Arnoux da Ferrari, parecia que perderia o título depois de uma série de sorte de meados de temporada. Mas depois que o fornecedor de combustível Castrol desenvolveu um lote especial de combustível e o desenvolvimento do carro foi feito, ele se tornou o primeiro motorista a vencer o campeonato mundial com um motor turbo depois de ganhar três corridas e marcar de forma consistente. Brabham terminou em terceiro lugar no campeonato de construtores. O BT52 foi atualizado após o Grande Prêmio do Canadá para o BT52B e passou a vencer três das sete corridas restantes da temporada. O carro foi substituído pela temporada 1984 da Fórmula 1 pelo Brabham BT53. 

KB20003
Esgotado

Este produto já não tem stock. Podes-nos enviar um pedido para mais informações.

Contate-nos ← ou continuar a comprar